domingo, 30 de setembro de 2007

Gerenciamento da Qualidade - Visão Geral

A qualidade depende de 2 fatores fundamentais: A qualidade do projeto e a qualidade do produto, serviço ou resultado exclusivo. Ainda assim é difícil garantir qualidade sem considerar a visão ou percepção de qualidade do cliente. Normalmente, um produto com qualidade traz associado manuais claros e completos ou durabilidade ou alta performance em seu funcionamento, estes são apenas alguns exemplos que direcionam os resultados ou produtos
aos melhores indicadores de qualidade.

De acordo com o PMBok os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização, ou seja, qualidade do processo de criação e qualidade final.

Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto são os seguintes:

8.1. Planejamento da qualidade – identificação e determinação de como satisfazer os padrões de qualidade.

8.2. Realizar a garantia da qualidade – aplicação das atividades de qualidade planejadas.

8.3. Realizar o controle da qualidade – monitoramento de resultados específicos do projeto.

Portanto temos que planejar a qualidade, identificando e determinando padrões, realizar a qualidade, executando as atividades planejadas e controlar os resultados com foco na qualidade.

A execução do planejado não sai caro...

Nenhum comentário: