sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Gerenciamento de Recursos Humanos - Visão Geral

O gerenciamento de recursos humanos inclui os processos que organizam e gerenciam o capital humano que estão alocados exclusivamente para o término do projeto. Estes recursos possuem funções e responsabilidades exclusivas, mas participam em grande parte do planejamento e tomada de decisões do projeto.

A equipe principal do projeto, também conhecida como líder ou executiva, é responsável pelo planejamento, controle e encerramento do projeto. Ela é um subconjunto da equipe do projeto. O patrocinador ou sponsor trabalha junto com toda a equipe para auxiliá-la quanto ao escopo, esclarecendo dúvidas, tratando de questões financeiras e exercendo a sua influência para favorecer o projeto.

Conforme cita o PMBOK, os processos do gerenciamento de recursos humanos podem influenciar noutros processos alterando seu escopo e exigindo do gerente um replanejamento. Por exemplo, algumas experiências e/ou habilidades de recursos contratados após o início do projeto podem alterar o cronograma estimado inicialmente para mais ou para menos. Isto acarretará numa mudança significativa no cronograma do projeto e para isto o gerente deverá saber ajustá-lo contando com o apoio do patrocinador e das partes interessadas.

O gerente do projeto deve ter uma relação muito estreita quanto à forma de lidar com sua equipe e as partes interessadas. O ânimo de todos pode ser afetado de forma positiva ou negativa. Para evitar que o projeto comece com todo o gás e termine como um tremendo fracasso por conta dos ânimos em baixa, o gerente do projeto deverá se preocupar em manter todos os envolvidos a par dos acontecimentos, mantendo uma boa comunicação à medida do possível. O gerente do projeto deve ser um grande motivador para que a peteca da equipe não caia em nenhum instante. Em uma equipe existem pessoas que querem contribuir, provar seu trabalho e usar suas habilidades e capacidade em busca da auto-realização. Isto é provado na Pirâmide de Maslow.
Um outro fator que pode representar um risco para o projeto é a organização funcional da empresa, pois a requisição de recursos humanos provenientes de outras áreas pode ser agravada devido à hierarquia existente dentro da corporação. Não estamos tratando aqui se este tipo de estrutura é bom ou ruim, mas sim descrevendo que ela pode representar um risco para os projetos quanto à alocação de recursos provenientes de áreas em que o gerente não exerce influência direta sobre elas. O gerente do projeto terá pouca ou nenhuma autoridade oficial e os liderados serão fieis apenas ao seu gerente funcional.

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