domingo, 30 de setembro de 2007

Gerenciamento da Qualidade - Visão Detalhada

O gerenciamento da qualidade do projeto deve abordar o gerenciamento do projeto e do produto do projeto. De forma independente do resultado especifico de um projeto, todos os processos de qualidade são abordados, mas existem medidas e técnicas especificas de qualidade do produto, serviço ou resultado exclusivo, portanto qualidade é aplicável tanto no processo de condução do projeto quanto na medição da qualidade do resultado.

O gerenciamento do projeto considera a satisfação do cliente, prevenção, responsabilidade da gerência e melhoria contínua. O custo de prevenção de erros é baixo se comparado com o custo da correção, mas o responsável pelo projeto deve fornecer à equipe todo aparato necessário para execução das atividades com a qualidade planejada.

8.1. Planejamento da qualidade

De acordo com o PMBok o planejamento da qualidade envolve a identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e a determinação de como satisfazê-los. Haverá, portanto, qualidade no resultado do projeto se os padrões de qualidade forem satisfeitos durante o desenvolvimento do projeto.

Das ferramentas e técnicas para o planejamento da qualidade podemos destacar análises de custo-benefício, comparação direta com outros projetos e custo da qualidade.

- Análise de custo-benefício: maior produtividade, menor custo e maior satisfação das partes interessadas.
- Comparação ou benchmarking: comparação de práticas de outros projetos.
- Custo da qualidade: custos totais pelo investimento na prevenção de não conformidade com os requisitos, avaliação em relação à conformidade com os requisitos e retrabalho (forma de eliminar resultados insatisfatórios).

8.2. Realizar a garantia da qualidade

Realização das atividades de qualidade previstas no planejamento para garantir que o projeto irá empregar todos os processos necessários para atender aos requisitos estabelecidos.
Das ferramentas e técnicas para realização da qualidade vamos destacar as Auditorias da qualidade que trata-se de uma análise estruturada e independente (visão ou conhecimento não viciado sobre o projeto) para determinar se as atividades estão de acordo com ativos de processos organizacionais, normas, políticas e procedimentos da empresa.

8.3. Realizar o controle da qualidade

Monitoramento de resultados específicos do projeto em relação com os padrões relevantes de qualidade, bem como a identificação de maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios.

Para realizar o controle da qualidade a equipe de gerenciamento de projetos deve conhecer os seguintes termos:

- Prevenção e inspeção: manter os erros fora do desenvolvimento e afastados das mãos do cliente.
- Amostragem: de atributos - relacionados à exatidão - e de variáveis - classificação considerando-se uma escala contínua que mede o grau de conformidade.
- Causas especiais e causas comuns: que vai desde eventos incomuns até variações normais do processo.
- Tolerâncias e limites de controle: aceitação do resultado desde que esteja dentro de intervalos especificos de segurança ou dentro dos limites de controle.

Leitor, não deixe de aprofundar seus estudos das ferramentas e técnicas dos processos de gerenciamento da qualidade. Aqui estamos resumindo nossos estudos, mas o assunto é importante e precisa de bastante leitura e prática para entendimento.

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